top of page
  • Foto do escritorGéssica Lopes

Para Empreendedores: Dicas de comportamento nas redes sociais

Atualizado: 1 de jan. de 2021

Se você é empreendedor, está pensando em empreender, ou é funcionário e está conectado a seus clientes nas redes sociais, tenho algumas dicas valiosas para não atrapalhar seu relacionamento com o cliente, ou potencial cliente. Primeira coisa que precisamos ter em mente antes de fazer nossas postagens é que o ambiente virtual é real sim, e que rede social é network. O sentimento que você passa com suas postagens e comentários é um posicionamento real. Segue abaixo algumas dicas: Dica 1 – Revise o português.

Se está em dúvida, digita no Word, pesquisa no Google, mas não lance um post cheio de abreviações e de erros. Escrever errado é feio, e passa uma péssima imagem. Dica 2 – Assuntos polêmicos.

Vale a pena se posicionar? Estão mesmo pedindo sua opinião? Respire fundo e pense, antes de fazer. Pense que seu perfil é uma vitrine, quer mesmo colocar isso lá? Dica 3 – Indiretas.

Com muita frequência vejo profissionais lançando indiretas, pensando que o público vai receber bem a mensagem. Prove seu valor mostrando-o no seu trabalho. Indiretas nunca impactam somente as pessoas as quais foram direcionadas, e o efeito delas pode ser devastador. Seja adulto e cuide dos seus problemas de forma privada, diretamente com as pessoas envolvidas. Dica 4 – Cuidado com a exposição exagerada.

Temos muitos amigos nas redes sociais, mas nem todos no mesmo grau de amizade e confiança. Seja seletivo com o quem compartilha sua vida pessoal. Dica 5 – Cuidado com as reclamações.

Pessoas reclamonas, pessimistas e negativas são mal vistas, geram repúdio. Você quer passar esta imagem? Mas você deve estar se perguntando como agir, afinal, tudo parece ficar meio chato já que precisamos ter um cuidado exacerbado em falar sobre assuntos polêmicos, futebol, religião, política. Fique calmo, pois tenho mais uma dica que talvez você não saiba. O Facebook permite que se classifique os amigos em pelo menos 02 grupo, que são, conhecidos e restritos. A classificação para conhecidos, são para aqueles amigos os quais você quer compartilhar um pouco menos de informações, já o grupo dos amigos restritos veem somente suas postagens públicas, o que significa que você pode aceitar aquele cliente importante, sem que ele fique totalmente por dentro da sua vida pessoal. A "mágica" acontece na hora de postar, quando você determina o nível de privacidade do post conforme imagem abaixo.





Além das funcionalidades mencionadas acima, as configurações de privacidade de postagens do Facebook vão além, entregando ou excluindo pessoas específicas da entrega da publicação. Vale a pena explorar! Te ajudei com essas dicas? Me conta!

bottom of page