top of page
  • Foto do escritorGéssica Lopes

Estratégias Básicas com Mailing de Clientes

Atualizado: 1 de jan. de 2021

Para quem não sabe, chamamos de mailing um banco de dados que reúne nome, telefone, e outros dados adicionais de consumidores e/ou prospects. Agora que já explicamos o que é mailing, posso perguntar. Sua empresa tem um? Dependendo do segmento, pode ser que você responda que não é necessário. Mas, precisa sim e vou te explicar o porquê.

Uma mailing rico e atualizado permite o uso assertivo de vários formatos de mídias digitais. Para isso é importante que você tenha o nome completo, e-mail, celular e data de nascimento.


Facebook

É possível subir um cadastro de cliente e encontrá-los na rede veiculando anúncios especificamente para este mailing. Chamamos essa função de Público Personalizado. A partir deste público é possível criar também um Público Semelhante. Como o próprio nome já sugere, esta funcionalidade faz um levantamento de usuários da rede que possuem semelhanças com o cadastro de clientes que você tem. Isso não é incrível?

Já pensou em fazer uma lista dos seus clientes que nasceram em janeiro e veicular um anúncio oferecendo desconto de aniversário durante o período?


Google Ads

O Google Ads também oferece esse tipo de segmentação, mas para habilitar essas funcionalidades o investimento mensal precisa ser acima de R$ 10 mil.


E-mail Marketing

E-mail Marketing é uma ótima maneira de manter seu público atualizado e por dentro das novidades. Algumas ferramentas de disparo, além de super intuitivas, são gratuitas até 2000 cadastros na lista. Existem inúmeras estratégias, das mais simples às mais completas que contemplam o e-mail marketing.


Lista de Transmissão

Outra ótima maneira de manter contato com seus clientes é através de uma lista de transmissão do WhatsApp. Já falamos sobre estratégias com WhatsApp aqui no blog, você pode ver mais aqui.

Além dessas, existem outras tantas possibilidades de usar o seu mailing como apoio nas vendas. Mas se você ainda não tem um mailing porque o sistema de cadastro não faz parte do seu processo de venda, começar a fazer pode ser bem simples, desde que você implemente o novo hábito no momento certo.

Uma cervejaria ou uma hamburgueria, por exemplo, pode solicitar os dados do cliente no momento do pagamento. Um pub pode realizar o cadastro na entrada, quando estiver abrindo a comanda. Enfim, as possibilidades são inúmeras. Se você já tem um mailing agora é hora de usar a criatividade, se ainda não tem, já pode começar.


Dica Bônus:

Para quem está disposto a investir um pouco mais, o Serasa Experian dispões de serviços de marketing onde é possível comprar um mailing segmentado por comportamentos, profissões e outras informações. Vale conferir!

bottom of page