top of page
  • Foto do escritorGéssica Lopes

Como vender mais pelo WhatsApp

Atualizado: 1 de jan. de 2021

WhatsApp é um aplicativo que veio para ficar e já falamos sobre ele em um post que dá 8 Motivos para instalar o WhatsApp Business. Muitas pessoas ainda têm dúvidas de como potencializar suas vendas através do aplicativo, por isso desta vez listamos uma série de funcionalidades seguidas de boas práticas que podem ser exploradas no aplicativo.

Primeiramente vale lembrar que o WhatsApp, seja na sua empresa ou no âmbito pessoal, nada mais é do que um canal de relacionamento, então é importante ficarmos atentos em como nos posicionamos. O aplicativo pede um tom mais pessoal, mas é bom não abusar.

Vamos começar?


Versão Business

Ter a versão Business instalada transmite mais profissionalismo ao relacionamento, isto porque é possível ver o endereço da sua empresa, seu site, horário de funcionamento e mais. Se você não tem, corre para baixar. Hoje o aplicativo já está disponível para Android e IOS.


Criando Audiência

Divulgue seu WhatsApp. Muitas pessoas dão preferência pelo canal, então sempre que possível informe seu número no seu site e redes sociais, de preferência em um botão, assim o processo é rápido e evita desistência do usuário.


Lista de Transmissões

Esta funcionalidade permite que você crie uma lista de pessoas para receber suas mensagens, mas é bom ter cautela e sempre pedir permissão, afinal ninguém gosta de receber mensagens indesejadas e com certeza você não quer que sua empresa seja bloqueada. Nas mensagens utilize de gatilhos mentais com os termos: “últimos dias”, “últimas peças”, “novidades”, etc.


P.S.: Nunca crie grupos! Grupos são mal vistos e ao criá-los você perde o controle e permite que outros usuários falem indiretamente pela sua marca.


Oferecendo Conteúdo

Estamos na era do Marketing de Conteúdo, para quem não é familiarizado com a expressão, explicamos: marketing de conteúdo é gerar valor através de conteúdos relevantes para a marca.

Como fazer isso: uma loja de roupas, por exemplo, pode compartilhar dicas de como lavar cada tipo de peça de roupa e obter maior durabilidade e assim por diante. Não foi feita uma venda, mas uma vez que, de forma positiva o conteúdo envolveu o usuário com a marca, aumenta a taxa de lembrança e a possibilidade de fidelizar este cliente.


Status

O Status do WhatsApp equivale ao Instagram e Facebook Stories, ali é possível postar textos, fotos e vídeos. Aproveite esta aba para publicar seus produtos e promoções, use e abuse de fotos, mas respeite o formato vertical. Em breve o status do WhatsApp Business será um novo posicionamento de anúncios.


WhatsApp Web

Talvez você ainda não saiba, mas é possível receber e enviar mensagens através do computador. Pelo WhatsApp Web você pode também ter uma visão mais ampla das mensagens, pois o seu painel lateral permite visualizar as últimas mensagens recebidas, permitindo maior controle e agilidade no atendimento. Para usar, basta acessar o link https://web.whatsapp.com/

WhatsApp está aí facilitando a comunicação inclusive entre pessoas e marcas. Vale lembrar que a era digital tem como premissa o momento, o atendimento imediato e desburocratizado, afinal, não é por isso que o WhatsApp criou sua versão empresarial?

Sabendo que nem tudo são flores e que ainda estamos nos adaptando a essa era, separamos 2 dicas bônus para não queimar o filme da sua empresa no atendimento online.


#Dica 1 – Desative a função visto por último. Todos nós gostamos de ser atendidos imediatamente, e não será agradável seu cliente perceber que você ficou online algumas vezes após a mensagem dele e ainda não deu retorno.


#Dica 2 – Desabilite também a função Confirmação de Leitura. Se ficar online e não dar retorno é ruim, imagina ler e não responder.


E aí, o que achou dessas dicas para uso comercial do WhatsApp?

Conseguiu ter ideias de como melhor a divulgação da sua empresa através do aplicativo?


Conte suas experiências através dos comentários.

bottom of page